Dois agentes da PSP agredidos durante detenção nas Olaias - TVI

Dois agentes da PSP agredidos durante detenção nas Olaias

Populares cercam agentes da PSP no Bairro Portugal Novo

Dois agentes da PSP foram agredidos no Bairro Portugal Novo, nas Olaias, esta quinta-feira à noite, quando efetuavam a detenção de um condutor que tinha cometido uma infração na rotunda das Olaias.

Em comunicado, a PSP adiante que a Equipa de Intervenção Rápida na área da 5ª divisão detetou uma viatura a circular em velocidade sofrendo o despiste em plena Rotunda das Olaias, imobilizando-se no sentido contrário da marcha dos veículos.

Os agentes policiais perseguiram o condutor até ao bairro, onde o encurralaram numa rua sem saída.

"No sentido de aferir tratar-se de um despiste ou acidente, os Polícias da PSP dirigiram-se ao veículo, sendo que o condutor ao aperceber-se, de imediato iniciou a marcha em velocidade colocando-se em fuga. Por várias vezes e através do sistema sonoro da viatura policial, foi-lhe dada voz de paragem de forma clara, que não acatou, e efetuando gestos obscenos com os dedos da mão para o exterior da janela da viatura em direção aos agentes policiais, deslocou-se em grande velocidade para o interior do Bairro Portugal Novo, onde veio a ser intercetado num largo sem saída", acrescenta a nota.

Quando saíram da viatura, os polícias tiveram de "efetuar recurso passivo à arma de fogo", até porque o suspeito, que segundo a PSP exalava forte odor a álcool e se recusou o teste qualitativo ao álcool - resistiu à abordagem.

"Recusando por diversas vezes acatar as ordens legais, o suspeito, de 49 anos, saiu aos gritos da viatura, pedindo auxilio aos residentes para impedir e criar resistência à abordagem policial. Na abordagem feita pelos polícias o suspeito reagindo com violência agrediu dois agentes, dificultando a ação policial, também perturbada por dezenas indivíduos que entretanto saíram dos edifícios, circunstâncias que levaram a acionamento de reforço policial", lê-se ainda.

Esta não é a primeira vez que moradores do bairro cercam forças de segurança para evitar detenções.

Quer o suspeito, quer os agentes foram assistidos pelos ferimentos sofridos, tendo os dois elementos policiais necessitado de se deslocar a unidade hospitalar para receber assistência médica.

O detido foi presente na Secção de Pequena Criminalidade, esta quinta-feira, tendo-lhe sido mantido o Termo de Identidade e Residência e o processo baixado a inquérito.

Continue a ler esta notícia