Gripe A: entre 200 e 300 escolas com casos - TVI

Gripe A: entre 200 e 300 escolas com casos

Gripe A: quatro casos suspeitos na Escola Paula Vicente

Número foi avançado pela Sub-Directora Geral de Saúde. No Barreiro, hoje, mais cinco turmas foram enviadas para casa

Relacionados
Em todo o país, neste momento, há «entre 200 e 300 escolas com casos de Gripe A», avança a Sub-Directora Geral de Saúde. Mas Graça Freitas admitiu, em declarações à Lusa que, em breve, existam casos em todos os estabelecimentos de ensino, tal como acontece com a gripe sazonal.

À margem da reunião de administração do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças, que está a decorrer em Estocolmo, Graça Freitas lembrou que as epidemias são um fenómeno que começa «muitas vezes em crianças que estão em ambientes escolarizados», porque «nestes locais é muito fácil a propagação».

A mesma fonte anunciou que a segunda remessa de vacinas contra o H1N1 chegou a Portugal na semana passada, mas escusou-se a revelar o número de doses.

Graça Freitas, acrescentou ainda que segunda-feira deverá ser divulgado o número de pessoas vacinadas até ao momento nos centros de saúde.

Mais cinco turmas enviadas para casa

O Delegado de Saúde do Barreiro, Mário Durval, avançou esta quinta-feira que existem mais cinco turmas de escolas do concelho que foram enviadas para casa após alunos apresentarem sintomas de Gripe A, noticia a Lusa.

«Existem mais duas salas no infantário "Os Reguilas", uma sala no jardim-de-infância Nº5, uma turma do 3º ano da Escola Nº5 e uma turma da Escola Secundária de Santo André que foram enviadas para casa por os alunos apresentarem sintomas de Gripe A», referindo ainda que podem surgir mais situações alertou Mário Durval.

Os primeiros casos suspeitos de Gripe A em escolas do Barreiro surgiram a meio da passada semana, altura em que foram enviadas para casa as primeiras turmas.

Estes cinco novos casos em turmas de escolas do Barreiro juntam-se às seis turmas que quarta-feira foram enviadas para casa, já depois de quatro outras turmas terem regressado às aulas ao fim de sete dias em casa.

Para o delegado de saúde, «a situação não é preocupante, é normal que aconteça com o chegar do frio. Os casos têm acontecido numa turma de uma escola, depois numa turma de outra e por isso o mais provável é que os miúdos se tenham contagiado fora da escola», esclareceu.

Mário Durval referiu ainda que tem mantido o critério de enviar as turmas para casa quando 25 por cento dos alunos apresentam sintomas de Gripe A, mesmo sem confirmação laboratorial, como forma de prevenção.

O número de casos de Gripe A no concelho do Barreiro deve rondar uma centena, relatou Mário Durval informando ainda que na sexta-feira pelas 16:00 horas, está agendada uma conferência de imprensa afim de fazer o ponto da situação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE