Ordem dos Advogados quer menos cursos de Direito - TVI

Ordem dos Advogados quer menos cursos de Direito

Juízes admitem cortar relações com Marinho Pinto

Marinho Pinto exige redução das vagas porque há um número exagerado de advogados em Portugal

Relacionados
O bastonário da Ordem dos Advogados reagiu ao aumento das vagas nos cursos de Direito do Ensino Superior. Marinho Pinto disse à TSF que o Governo tem de travar o número de licenciados desta área em Portugal.

«Veja a quantidade de licenciados em direito que há em Portugal e o Estado está calado. E para o centro de estudos judiciários concorreram, no último curso, cerca de 1800 licenciados em direito. Só entraram 90 ou 100», referiu.

Ensino Superior: mais 1500 vagas

Marinho Pinto criticou os muitos licenciados em Direito que «vão bater à porta da Ordem dos Advogados como se a ordem fosse o vazadouro de todas as frustrações geradas pelo poder político e por algumas escolas».

Para o bastonário, «o Governo tem de arranjar na administração pública ou na administração local lugar para os licenciados em direito». Dando os exemplos da Finlândia, onde há um advogado para cada seis mil habitantes, e da Áustria, que tem um um por cada 4200 habitantes, Marinho Pinto alertou: «Portugal tem um advogado por cada 350 habitantes. Temos de escolher entre um modelo de país desenvolvido e um modelo sul-americano».
Continue a ler esta notícia

Relacionados