Bolsas científicas: coordenadora de júri de avaliação demite-se - TVI

Bolsas científicas: coordenadora de júri de avaliação demite-se

Manifestação nacional de bolseiros (MANUEL DE ALMEIDA / LUSA)

Beatriz Padilla aponta para a Fundação para a Ciência e Tecnologia a alteração dos resultados do concurso

Relacionados
A coordenadora do júri do painel de avaliação de Sociologia do concurso de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento 2013 anunciou hoje a sua demissão, apontando à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) a alteração dos resultados.

Em declarações à Lusa, Beatriz Padilla disse que apresentou à FCT, responsável pelo concurso, o seu pedido de demissão. Um outro membro do júri, João Teixeira Lopes, referiu à Lusa que também se demitiu do cargo, pelo mesmo motivo.

Ambos adiantaram que não tencionam participar na fase de recurso do consurso, em que os candidatos excluídos têm oportunidade de contestar os resultados, divulgados há uma semana pela FCT, nem na avaliação em concursos posteriores.

Em carta aberta dirigida, a 20 de janeiro, ao presidente da FCT, Miguel Seabra, o painel de avaliação de Sociologia aponta irregularidades ao concurso de 2013 de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento, como a alteração do resultado da avaliação feita pelos membros do júri que integram o painel, e aprovada em ata a 06 de dezembro.

Da FCT, da qual não foi possível ter uma reação às demissões, a Lusa obteve como justificação para o procedimento adotado a deteção, e consequente correção, de «erros grosseiros», nomeadamente nos cálculos aritméticos na soma de classificações parcelares, erros que, alegou, são extensíveis a todos os painéis de avaliação.

Também quarta-feira uma plataforma de investigadores confirmou que vai impugnar judicialmente o concurso Investigador FCT de 2013, depois da Fundação ter recusado a sua anulação, disse à Lusa um dos membros da estrutura.

O PS já reagiu às demissões e insiste na ida do ministro ao Parlamento.

Na carta aberta, Beatriz Padilla e restantes 11 membros do júri do painel alegam que «foram introduzidas alterações irregulares à ordenação discutida e consensualizada durante a reunião final do júri».

«As alterações nas classificações implicaram alterações na hierarquia das candidaturas, o que é grave», assinalou à Lusa João Teixeira Lopes.

Na carta, o júri pede a reposição da avaliação feita e aprovada em ata de 06 de dezembro, mas tanto João Teixeira Lopes como Beatriz Padilla afirmaram à Lusa que o ofício ficou sem resposta.

«O esclarecimento divulgado por e-mail», pela FCT, antes da carta aberta, «não passa de um pormenor administrativo que não reconhece que várias das alterações realizadas são de caráter científico», advogam.

De acordo com os resultados divulgados pela FCT há uma semana, o concurso de 2013 concedeu menos 900 bolsas individuais de doutoramento e menos 444 bolsas de pós-doutoramento face a 2012.

Carta aberta da Comissão Executiva do Conselho dos Laboratórios Associados (CLA) by Verónica Ferreira

Continue a ler esta notícia

Relacionados