"As pessoas têm muita dificuldade em assumir que fazem cirurgias estéticas porque são julgadas" - TVI

"As pessoas têm muita dificuldade em assumir que fazem cirurgias estéticas porque são julgadas"

  • SS
  • 5 jan 2020, 00:02

O culto da imagem sob a influência das redes sociais esteve em debate na TVI24 este sábado

O culto da imagem sob a influência das redes sociais esteve em debate na TVI24 este sábado. Helena Isabel, apresentadora da TVI que ficou conhecida pela participação no reality show “Casa dos Segredos”, contou abertamente que fez várias cirurgias plásticas.

Fiz lipoaspiração, fiz no interior das pernas, nos flancos, fiz no rabinho, nos braços, e no rosto coloquei ácido hialurónico e botox", contou.

A apresentadora da TVI disse que as pessoas têm muita dificuldade em assumir que fazem cirurgias estéticas porque são julgadas.

“Há pessoas que recorrem a muitas cirurgias e que dizem que não. (...) As pessoas têm muita dificuldade em assumir que fazem cirurgias estéticas porque são muito julgadas", vincou.

Sinto que as pessoas consideram que eu sou muito fútil por recorrer a cirugia estética quando a cirurgia estética não me retira os meus skills, as minhas capacidades, acrescenta-me", frisou.

O psiquiatra Vítor Cotovio falou sobre o culto da imagem na era das redes sociais e como os likes podem influenciar a identidade do indivíduo.

"Se eu progressivamente vou substituindo a minha identidade real pela oferta que as redes sociais vão facultando por uma identidade virtual eu fico com uma identidade que corre o risco de ser pouco alicerçada.(...) Se eu não tiver uma identidade estruturada a minha identidade corre o risco de ficar mais dependente dos tais likes", vincou.

O psiquiatra falou sobre a perturbação dismórfica corporal. "Nos casos extremos as pessoas veem falhas e defeitos que outros não veem", explicou.

O cirugião plástico Júlio Matias contou que alguns pacientes lhe pedem "uma imagem estática" que "não se consegue atingir" por se tratar de "um resultado de construção digital”.

O cirurgião esclareceu ainda algumas dúvidas frequentes sobre as cirugias estéticas como os limites de idade, os efeitos e a recuperação. 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE