Gripe A: externato de Lisboa encerrado - TVI

Gripe A: externato de Lisboa encerrado

Várias crianças estarão infectadas com o vírus H1N1

Relacionados
O Externato das Pedralvas, em Benfica, Lisboa, está encerrado depois de terem sido detectados casos de crianças infectadas com gripe A, confirmou ao tvi24.pt fonte da instituição.



Ana Maria Seixas, directora do externato confirma à agência Lusa a existência de cinco casos e afirma que quatro das crianças têm dois anos e a quinta tem três.

A directora adianta que a escola não sabia que o bebé tinha estado de férias no México. De acordo com Ana Maria Seixas, apenas na segunda-feira é que o colégio teve conhecimento de que a criança de 18 meses tinha estado no México, tendo a escola informado nesse mesmo dia os encarregados de educação da existência do caso, confirmado no domingo.

Já esta segunda-feira foram registados mais três casos de manhã, a que se somou um outro esta tarde, tendo a escola optado por encerrar o estabelecimento de ensino, pelo menos até dia 20.

Segundo a mesma fonte, as autoridades da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) estão no local a adoptar as medidas previstas no plano de contigência.

A delegada de saúde esteve segunda-feira no colégio, onde explicou aos pais das crianças algumas medidas a adoptar para impedir a disseminação do vírus.

Os pais começaram a ser chamados e informados da situação e de que o estabelecimento, frequentado por 200 crianças, deverá estar encerrada nos próximos 20 dias.

Nesta escola estão a funcionar sessões de esclarecimento em três salas, uma das quais sobre a administração do medicamento indicado para a prevenção da gripe A.

«Todas as crianças e os professores da escola vão tomar Oseltamivir, assim como os pais, se quiserem», disse a directora do externato. As crianças que têm autorização dos pais estão já a receber a primeira toma do Oseltamivir (um comprimido durante dez dias).

Esta escola é frequentada por duas centenas de crianças, divididas por creche, jardim de infância e 1º ciclo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados