Afonso Tiago sepultado esta tarde - TVI

Afonso Tiago sepultado esta tarde

Afonso Freire Novais dos Santos Tiago está desaparecido

Jovem de Oliveira de Azeméis esteve dois meses desaparecido em Berlim. Corpo foi encontrado no rio Spree, em Berlim

Relacionados
Centenas de pessoas incorporaram-se hoje no funeral, para o cemitério de Oliveira de Azeméis, de Afonso Tiago, o português desaparecido em Berlim, a 10 Janeiro, cujo corpo foi encontrado na semana passada pelas autoridades alemãs e entregue à família.

A igreja matriz de Oliveira de Azeméis encheu-se para a missa de corpo presente, durante a qual o celebrante referiu que «a surpresa por vezes bate à porta e revela a fragilidade humana», considerando que «deve ser lição de humildade e de bondade».

Após o ofício religioso, o féretro foi carregado aos ombros por elementos dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e acompanhado até ao cemitério local por centenas de pessoas, entre as quais vários antigos colegas de Afonso Tiago e amigos da família.

Afonso Tiago desapareceu na madrugada de 10 de Janeiro, quando regressava a casa no bairro berlinense de Kreuzberg, a pé, depois de ter estado num bar com amigos portugueses.

O engenheiro, de 27 anos, estava há seis meses na capital alemã a estagiar na sucursal da empresa Active Space Tecnologies, de Coimbra, especializada em projectos espaciais, ao abrigo do programa Inove Contact do Ministério da Economia português.

A família e os amigos de Afonso Tiago distribuíram então milhares de cartazes em Berlim para o tentar encontrar e chegaram a fazer uma petição ao Presidente da República Portuguesa, que recolheu mais de dez mil assinaturas.

A polícia judiciária de Berlim envolveu nas investigações consideráveis meios, vindo o corpo a aparecer no rio Spree, quase dois meses volvidos sobre o desaparecimento.

De acordo com um familiar de Afonso Tiago, «os primeiros resultados da autópsia (realizada em Berlim) não apontam para crime e a morte terá ocorrido por afogamento». No entanto, só depois de concluídos os exames complementares será possível esclarecer o caso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos