Primavera: cuidado com as alergias - TVI

Primavera: cuidado com as alergias

Alergias (arquivo)

Sociedade Portuguesa de Alergologia divulga Boletim Polínico

Relacionados
Os níveis de pólenes vão continuar a aumentar entre sexta-feira e 09 de Abril em todo o país, com destaque para os da azinheira, pinheiro e plátano, segundo o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia, refere a Lusa.

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) divulga semanalmente os níveis de pólenes existentes no ar atmosférico que são obtidos através da leitura de vários postos que fazem a sua recolha contínua em várias regiões do País.

Para a semana de 03 a 09 de Abril, a SPAIC prevê concentrações elevadas de pólen no ar no Continente e concentrações baixas a moderadas nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

O alerta vai particularmente para os pólenes de árvores - azinheira e outros carvalhos, pinheiro e plátano - e para o pólen da erva parietária.

As gramíneas e a oliveira iniciam o seu período principal de polinização, com tendência para aumento dos níveis nas próximas semanas, refere o boletim.

No Norte do país e região do Porto, os pólenes encontram-se em níveis elevados, nomeadamente os de carvalho e pinheiro, sendo esperadas concentrações moderadas para estes pólenes.

Os níveis das gramíneas surgem com tendência para aumentar, mas mantêm-se ainda em baixas concentrações.

No Centro do país e região de Coimbra, os pólenes encontram-se também em níveis elevados, sendo mais frequentes os pólenes de carvalho, pinheiro e parietária.

Prevêem-se concentrações elevadas para o pólen de carvalho, moderadas a elevadas para o pólen de pinheiro e baixas, com tendência para aumento, do pólen de erva parietária.

Os pólenes encontram-se em concentrações elevadas na Estremadura e região de Lisboa, com destaque para azinheira, erva parietária, plátano, pinheiro e oliveira.

São esperadas concentrações elevadas para o pólen de azinheira, moderadas a elevadas para o pólen de parietária, moderadas para o pólen de plátano e baixas a moderadas para os pólenes de pinheiro e oliveira, com tendência para aumento dos níveis de parietária e oliveira.

No Alentejo, são observados os níveis polínicos mais elevados, com predomínio dos pólenes de azinheira, plátano, pinheiro e ervas azeda e gramíneas, sendo esperadas concentrações elevadas para o pólen de azinheira, moderadas para o pólen de azeda e baixas a moderadas para os pólenes de plátano, pinheiro e gramíneas; com tendência para aumento dos níveis de gramíneas.

Os pólenes também se encontram em níveis elevados no Algarve, principalmente os da azinheira e oliveira, sendo esperadas concentrações elevadas para o pólen de azinheira e moderadas a elevadas para o pólen de oliveira, com tendência para aumento dos níveis.

Nos Açores e região de Ponta Delgada, o pólen atmosférico estará presente em níveis baixos a moderados, com destaque para os pólenes de cipreste, pinheiro e erva parietária, que manter-se-ão em baixas concentrações.

Na Madeira e região do Funchal, o pólen atmosférico estará presente em níveis baixos a moderados, com destaque para os pólenes de cipreste, pinheiro e erva parietária, sendo esperadas concentrações baixas a moderadas para o pólen de cipreste e baixas para os restantes pólenes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados