Bolsa do Voluntariado tem quase 8 mil pessoas - TVI

Bolsa do Voluntariado tem quase 8 mil pessoas

A iniciativa envolveu mais de 60 voluntários

Estão inscritas ainda mais de 500 instituições

Relacionados
Dois anos depois de ter sido criada, a Bolsa do Voluntariado, que estabelece a ponte entre quem quer dar e quem precisa de receber, conta já com perto de oito mil voluntários e mais de 500 instituições inscritos, noticia a agência Lusa.

A Bolsa do Voluntariado é um site que promove o encontro on-line entre a procura e a oferta de trabalho voluntário, permitindo articular a necessidade de trabalho voluntário por área com a disponibilidade para o prestar por parte de pessoas e entidades numa óptica dinâmica.

O Projecto promovido pela ENTRAJUDA, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e da TMN, foi lançado a 5 de Dezembro de 2006, Dia Internacional do Voluntariado, que esta quarta-feira se comemora.

No início estavam inscritos 200 voluntários, dois anos depois o número de pessoas prestes a ajudar passou para 7.748, a maioria mulheres de Lisboa, Porto, Setúbal, Braga e Aveiro.

O distrito de Lisboa tem o maior número de voluntários inscritos, seguindo-se o Porto, Setúbal, Braga e Aveiro.

Começou em Dezembro de 2006

Além do aumento do número de voluntários, o projecto registou também um crescimento no número de instituições inscritas.

Em Dezembro de 2006 estavam registadas 39 entidades e um mês depois a Bolsa do Voluntariado tinha já 100 instituições inscritas em busca do voluntário certo para as suas necessidades. Actualmente estão inscritas 558 instituições.

Do total de 558 instituições inscritas, 287 são de Lisboa, 72 do Porto, 29 de Aveiro, 28 de Setúbal e 25 de Coimbra.

A bolsa do voluntariado é uma ferramenta de gestão e desenvolvimento em tempo real/on-line, que aproveita as qualificações dos voluntários e permite a capacitação das organizações.

Através de um site (www.bolsadovoluntariado.pt), o potencial voluntário pode fazer uma pesquisa a nível nacional e encontrar a instituição adequada à sua vontade e disponibilidade em ajudar.

Voluntariado empresarial

O projecto permite também às instituições procurar um perfil de voluntário de que necessitam para a sua actividade, assim como colocar visível online a lista dos bens de que necessitam.

A Bolsa do Voluntariado tem ainda um programa de Voluntariado Empresarial, a Bolsa de Produtos e a Bolsa de Talentos.

O programa de voluntariado empresarial visa o apoio formal e organizado de uma empresa a empregados e reformados que desejam servir voluntariamente uma comunidade.

A Bolsa de Produtos tem como objectivo a divulgação das necessidades materiais das instituições e organizações, ajudando as pessoas e empresas a doarem a nível nacional bens em bom estado e com utilidade real para as instituições e organizações.

Computadores, Impressoras , Mobiliário de Escritório, Livros e Electrodomésticos são alguns dos bens necessários mais mencionados por 319 Instituições com necessidades em termos de produtos.

Já a Bolsa de Talentos visa reunir as ofertas de trabalho especializado e que tem como objectivo auxiliar os profissionais a encontrarem uma entidade ou causa de seu interesse.

Voluntários com qualificações específicas podem ser necessários para as organizações que não têm recursos para, por exemplo, contratar gestores, advogados, informáticos.

O Dia Internacional do Voluntariado, que se comemora esta sexta-feira, foi criado em 1985 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas com o objectivo de apoiar grupos dedicados a acções voluntárias em diversas categorias sociais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados