Rompimento de conduta de gás na baixa de Coimbra obrigou à evacuação de várias ruas - TVI

Rompimento de conduta de gás na baixa de Coimbra obrigou à evacuação de várias ruas

  • .
  • RL - atualizada às 16:42
  • 1 out 2020, 15:12
Bombeiros

Situação obrigou ao fecho da Praça 8 de Maio e à "evacuação de ruas envolventes", tais como a Rua Direita e, de forma parcial, a Visconde da Luz.

O rompimento de uma conduta de gás na Baixa de Coimbra obrigou esta quinta-feira ao fecho da Praça 8 de Maio, à circulação de peões e à evacuação de ruas envolventes, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

O alerta foi dado às 14:16 e, apesar de a conduta já ter sido fechada, ainda "há muito gás acumulado", afirmou à agência Lusa fonte do CDOS de Coimbra, às 15:00.

De acordo com a mesma fonte, a situação obrigou ao fecho da Praça 8 de Maio e à "evacuação de ruas envolventes", tais como a Rua Direita e, de forma parcial, a Visconde da Luz.

O perímetro de segurança que tinha sido criado esta tarde na Baixa de Coimbra já foi reaberto, disse fonte da Câmara Municipal.

De acordo com fonte do município, o perímetro de segurança foi reaberto por volta das 15:45, após ter sido cortado o gás e terem sido feitas medições na atmosfera na zona afetada.

Segundo a mesma fonte, a conduta não terá sido perfurada, mas, devido à trepidação provocada pela obra, "ter-se-á soltado uma ligação entre dois canos", o que levou a uma grande libertação de gás para a atmosfera, que chegou a ser audível e que levou à criação de um perímetro de segurança.

O perímetro de segurança envolveu o corte da circulação no início da Rua da Sofia, no início da Rua Visconde da Luz, para além das ruas da Moeda, do Corvo, da Louça e Rua Direita.

Fonte do município de Coimbra referiu ainda que, em princípio, não se registam danos materiais, para além da danificação na conduta de gás, cujo arranjo está a ser efetuado, podendo ser restabelecido dentro de pouco tempo o abastecimento de gás na zona.

O alerta para a ocorrência foi dado às 14:16, afirmou à agência Lusa fonte do CDOS de Coimbra.

No local, estão 26 operacionais apoiados por nove veículos dos Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários e PSP de Coimbra.

Continue a ler esta notícia