Portagens nas Scut após o Verão? - TVI

Portagens nas Scut após o Verão?

Scut

A Brisa prevê um aumento de tráfego no segundo semestre deste ano. Baseia-se nos anúncios públicos do Governo de que vai haver portagens nas vias concorrentes em 2008. Ministério garante que não existe um calendário. O certo é que se «passar» deste ano vai «colar-se» às legislativas. O que pensa o leitor? Mais portagens no litoral

Relacionados
A Brisa prevê a introdução de portagens em três das Scut (auto-estradas sem custos para os utilizadores) a partir de Julho deste ano. Segundo noticia o DN, as estimativas de evolução de tráfego apontam para um crescimento de tráfego que, em grande parte, resultará da introdução de portagens nas Scut da Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral, a partir do mês de Julho.

O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, confrontado com a notícia, já fez saber, em declarações à Lusa, que ainda não tem um calendário para a introdução de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT), uma vez que ainda não terminaram as negociações com as concessionárias.

Portagens nas Scut adiadas

Marcha lenta contra portagens na A42

O certo é que o Governo tem dito que pretende avançar com as Scuts em 2008. E é precisamente com base nesses «anúncios públicos do Governo» que a Brisa avança com a data do segundo semestre para a aplicação das portagens naquelas três vias, explicou ao PortugalDiário fonte da concessionária.

Esta previsão que aponta para o segundo semestre terá também em conta o facto de os sistemas de portagem demorarem vários meses a instalar. Para além disso, sabe-se que os operadores das vias que vão passar a cobrar portagens já estão a efectuar testes com equipamentos electrónicos que permitam a cobrança das portagens.

O DN escreve ainda que fontes contactadas pelo jornal admitem que se esta medida, fortemente contestada pelas populações locais, não avançar até ao Verão dificilmente haverá condições políticas para a aplicar ainda nesta legislatura, dada a proximidade das eleições.

Recorde-se que em Outubro de 2006 o Governo anunciou a decisão de passar a cobrar em 2007 portagens nas Scut que cumprissem vários critérios, como a existência de vias alternativas gratuitas e que as zonas a atravessar tivessem um Produto Interno Bruto (PIB) igual ou superior a 80 por cento do valor nacional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE