O Núcleo de Investigação Criminal de Penafiel da GNR deteve na segunda-feira "dois homens com 23 e 24 anos e uma mulher com 22 anos pela prática de crimes de burla, roubo e agressão, nos concelhos de Paredes, Celorico de Basto e Maia", através de um esquema de criação de perfis falsos de mulheres em páginas de encontros amorosos existentes na internet.

Em comunicado, a GNR refere que "os indivíduos, através de perfis falsos, criados em páginas de internet dedicadas a encontros amorosos, convidavam homens a encontrarem-se com supostas mulheres, que aí eram publicadas".

Aquando da chegada ao local do encontro, os suspeitos agrediam violentamente as vítimas, com recurso a armas brancas e paus, roubando-lhes os telemóveis e dinheiro", acrescenta o comunicado.

De acordo com a GNR, a investigação durava há um mês. Foi agora possível à corporação identificar "os autores dos ilícitos, tendo ainda realizado duas buscas domiciliárias".

No seguimento das diligência foi possível recuperar 15 telemóveis, tendo um homem sido constituído arguido pelo crime de recetação", salienta o comunicado.

Os detidos têm antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de ilícito, sendo que um deles encontrava-se em liberdade condicional, pela prática dos crimes de homicídio, abuso sexual de menores e sequestro.

Os detidos são presentes esta terça-feira ao Tribunal Judicial de Marco de Canaveses.