Dois burlões de centena de idosos na prisão - TVI

Dois burlões de centena de idosos na prisão

(REUTERS)

Prisão preventiva para dois dos seis suspeitos de burlas a idosos

Relacionados
 O Tribunal de Santa Maria da Feira decretou a prisão preventiva para dois dos seis arguidos detidos pela GNR, suspeitos de terem burlado mais de uma centena de idosos em todo o país, disse fonte policial.

A medida de coação mais gravosa foi aplicada a dois homens, que foram encaminhados para o estabelecimento prisional de Custóias, em Matosinhos, onde vão aguardar o julgamento.

Um outro homem ficou sujeito a apresentações bissemanais à autoridade policial e os restantes três arguidos (um homem e duas mulheres) ficaram com o Termo de Identidade e Residência (TIR).

Os suspeitos, com idades entre os 23 e 62 anos, foram detidos na madrugada da passada segunda-feira, em Santa Maria da Feira, no âmbito de uma investigação que já decorria há cinco meses.

Segundo fonte da GNR, os detidos pertencem à mesma família e no último ano vinham-se dedicando à prática de burlas e furtos em interior de estabelecimentos comerciais em todo o país, com maior incidência nos distritos de Aveiro e do Porto.

«Trata-se de um grupo que trabalha de forma bastante organizada e que atuava junto de uma população muito vulnerável, nomeadamente pessoas idosas e indefesas, com mais de 70 anos», disse à Lusa o capitão Romeu Martins, da GNR.

Os presumíveis burlões abordavam as vítimas quando estas permaneciam junto da residência e apresentavam-se como seus familiares ou conhecidos, para conquistar a sua confiança.

«Os suspeitos solicitavam vários objetos em ouro para serem fotografados, alegando que iam abrir uma ourivesaria, e colocavam-se em fuga com as peças, aproveitando uma distração da vítima», explicou o mesmo responsável à Lusa.

As peças em ouro furtadas eram depois vendidas em lojas de compra e venda de ouro usado.

Durante a realização de buscas a cinco residências e 12 veículos, foram apreendidos diversos artigos em ouro e diverso material de bijuteria, 3.500 euros em numerário, diversos artigos de vestuário contendo dispositivos de alarme, 17 telemóveis, seis LCD, seis 'tablets' e duas carteiras forradas a alumínio utilizadas em furtos.

As autoridades apreenderam ainda sete viaturas, duas das quais de grande cilindrada, uma pistola 6,35mm com diversas munições e duas caçadeiras e respetivas munições.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE