Fraude no SNS: PJ detém cinco com falsas receitas médicas - TVI

Fraude no SNS: PJ detém cinco com falsas receitas médicas

Suspeito de violar turista italiana «fugiu»

Três homens e duas mulheres, ligados à atividade médica e farmacêutica, terão lesado Estado em mais de um milhão de euros

Relacionados
A Polícia Judiciária anunciou, esta quinta-feira, a detenção de três homens e duas mulheres, «ligados à atividade médica e farmacêutica», suspeitos de burla qualificada e falsificação de documentos que terão lesado o Estado em mais de um milhão de euros.

«O modo de atuação do grupo passava pela emissão fraudulenta de receituário relativo a medicamentação comparticipada pelo Estado numa percentagem muito elevada», refere a Polícia Judiciária em comunicado.

As investigações da PJ permitiram apurar que os arguidos não só recebiam as comparticipações do Estado como se apropriavam dos medicamentos receitados de forma fraudulenta.

Na operação desencadeada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária, em colaboração com o Ministério da Saúde, foram efetuadas 21 buscas a residências, uma farmácia da Quinta do Conde, em Sesimbra, viaturas e outros locais relacionados com as atividades ilícitas dos arguidos.

Além da detenção de cinco pessoas de idades compreendidas entre os 42 e os 70 anos, a Polícia Judiciária apreendeu cinco automóveis e outros materiais que terão sido obtidos com os proventos da atividade criminosa.

A PJ refere ainda que vai prosseguir a investigação para apurar o «real alcance das condutas criminosas» e o valor total dos prejuízos.

Os cinco arguidos deverão ser ainda hoje presentes ao Tribunal de Sesimbra para primeiro interrogatório e eventual aplicação de medidas de coação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados