Suspeita de crimes na Fundação "O Século" desde 2012, diz MP - TVI

Suspeita de crimes na Fundação "O Século" desde 2012, diz MP

  • VC
  • 4 jan 2018, 19:12

Em causa estará a prática dos crimes de peculato e de abuso de poder. PJ efetuou buscas na sede da fundação

As buscas da PJ nas instalações da Fundação "O Século" foram feitas na sequência da suspeita da prática dos crimes de peculato e de abuso de poder, de 2012 até à atualidade, segundo o Ministério Público.

Num comunicado na sua página na internet, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa informa que no âmbito das diligências foi apreendida “documentação contabilística/financeira e de atas relevantes para o objeto da investigação”.

A PJ efetuou os mandados de busca e apreensão, emitidos pelo magistrado do Ministério Público da comarca de Lisboa Oeste, “no âmbito de processo de Inquérito, no qual se investigam, nomeadamente, a prática de condutas ocorridas entre 2012, até à presente data, suscetíveis de integrar a prática dos crimes de peculato e de abuso de poder”.

O presidente da fundação já disse estar de consciência tranquila e garantiu que não há irregularidades na gestão da instituição, aguardando com serenidade o resultado da investigação em curso.

Investiguem o que houver para investigar e ajam em conformidade. Não temos de ficar contrariados com as investigações”.

O processo prossegue na 3.ª Secção do DIAP (Departamento de Investigação e Ação Penal) de Sintra, da Comarca de Lisboa Oeste, coadjuvado pela da PJ/Unidade Nacional de Combate Corrupção.

Segundo a sua página na internet, a fundação tem como missão promover e contribuir para a criação de condições e oportunidades, que possibilitem não só o desenvolvimento sociocultural de crianças, como a assistência social a idosos e pessoas menos favorecidas ou em risco social.

Continue a ler esta notícia