Época de caça arranca hoje - TVI

Época de caça arranca hoje

Caçadores5

Caçadores e ambientalistas apontam «erros» no calendário

Relacionados
A época de caça arranca este domingo, uma semana depois do habitual, com caçadores e ambientalistas a apontarem «erros» no calendário venatório 2010-2011 e a reclamarem alterações à legislação que enquadra o sector.

Os caçadores podem caçar desde este domingo a rola (até 30 de Setembro), a pomba-da-rocha (31 de Dezembro), patos e outras sete espécies (20 de Janeiro), o pombo-torcaz (20 de Fevereiro) e a pega-rabuda (28 do mesmo mês).

A data de abertura do calendário venatório foi criticada por federações e associações de caçadores, descontentes por só poderem «disparar» uma semana depois do habitual, numa altura em alegam que «já não há rolas» nas regiões Norte e Centro.

A Federação Portuguesa da Caça (FENCAÇA) mostrou-se ainda descontente pelos «atrasos» no calendário, definido numa portaria em Diário da República a 27 de Maio, mas depois alterado, numa portaria de 22 de Julho, «a apenas um mês da abertura» da época.

Já as associações ambientalistas criticam a falta de ordenamento, a permissão do abate de espécies em vias de extinção e «erros» no calendário venatório.

O Ministério da Agricultura assegurou que, ao definir este calendário venatório, a Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural (SEFDR) procurou «conciliar os interesses» das organizações da caça e das ONG do ambiente, por a actividade cinegética ser «um pilar do desenvolvimento rural» e «em respeito pelos valores da vida selvagem».

O ministério adiantou ainda que existe um «acordo» com agentes do sector para «se começar a trabalhar» num calendário venatório plurianual, «pelo período de três anos», que pudesse entrar em vigor «na campanha 2011-2012».

O universo de caçadores encartados em Portugal está ligeiramente abaixo dos 300 mil, mas, na última década, indicam dados fornecidos à Lusa pelo MADRP, o país perdeu quase 80 mil caçadores praticantes, que rondaram os 145 mil na última época.

A caça o coelho-bravo, lebre e codorniz arranca a 5 de Setembro, seguindo-se, a 3 de Outubro, a raposa, saca-rabos, perdiz-vermelha e faisão e, no dia 1 de Novembro, a galinhola, tarambola-dourada, pombo-bravo, tordos e outras quatro espécies.
Continue a ler esta notícia

Relacionados