Hoje, as temperaturas vão chegar aos 32 graus - TVI

Hoje, as temperaturas vão chegar aos 32 graus

  • CM
  • 28 jul 2019, 09:58

Castro Marim, no Algarve, é o único concelho em risco máximo, mas há 15 em muito elevado

O concelho de Castro Marim, no distrito de Faro, é hoje o único do país a apresentar um risco máximo de incêndio, dia em há uma subida das temperaturas máximas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com a página do IPMA, os concelhos algarvios de Tavira, Alcoutim e São Brás de Alportel apresentam um risco muito elevado assim como outros 12 concelhos do interior norte.

Tabuaço e Penedono (concelho de Viseu), Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Mêda, Trancoso, Guarda, Almeida, Sabugal (Guarda), Penamacor, Idanha a Nova e Castelo Branco (Castelo Branco) encontram-se com risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente a subida da temperatura máxima, em especial no interior, com vento moderado a forte no litoral e terras altas.

O céu apresenta-se pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, em especial no litoral oeste. O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, sendo temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo Raso durante a tarde.

Já nas terras altas, o vento será moderado (20 a 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) até meio da manhã e a partir do final da tarde, rodando gradualmente para o quadrante oeste.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda, Viseu e Bragança) e os 17 (em Faro, Lisboa e Setúbal) e as máximas entre os 32 (em Évora), os 31 em Castelo Branco e Beja, e os 30 (em Santarém e Setúbal).

Continue a ler esta notícia