Temperaturas voltam a subir e colocam Portugal continental sob aviso amarelo - TVI

Temperaturas voltam a subir e colocam Portugal continental sob aviso amarelo

  • .
  • AM
  • 20 jul 2020, 07:07
Calor na Áustria

Já nos Açores são esperados períodos de céu muito nublado com boas abertas e na Madeira uma pequena descida de temperatura

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira para Portugal continental uma subida da temperatura máxima, em especial na região Sul, e nebulosidade matinal no litoral a norte do Cabo Raso, que deverá evoluir para o interior Centro e Sul a partir da tarde.

Para os Açores são esperados períodos de céu muito nublado com boas abertas e para a Madeira céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros fracos e uma pequena descida de temperatura.

Lisboa vai chegar aos 35 graus Celsius, Funchal aos 26 e S. Miguel aos 24.

Todos os distritos de Portugal continental, com exceção do de Faro, estão assim sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente.

O aviso amarelo, que vai vigorar até às 21:00 de terça-feira, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A radiação ultravioleta vai estar em valores muito elevados em todo o território e extrema no distrito da Guarda.

Nestas situações é aconselhada a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Risco de incêndio

Quase todo o território de Portugal continental apresenta hoje risco máximo, muito elevado e elevado de incêndio, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, num dia em que a temperatura máxima vai subir no Sul do país.

De acordo com o IPMA, estão em risco máximo cerca de 60 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio quase todos os restantes concelhos de norte a sul do país, à exceção de cerca de 40 municípios do litoral nos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal.

O risco de incêndio, que se manterá elevado nos próximos dias, é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A situação de alerta em Portugal Continental devido às previsões meteorológicas, que agravam o risco de incêndio rural, foi prolongada até final do dia de terça-feira por causa da subida da temperatura máxima, que segundo o IPMA ocorrerá em especial no Sul do país.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE