E se largo da Cadeia da Relação se chamasse Amor de Perdição? - TVI

E se largo da Cadeia da Relação se chamasse Amor de Perdição?

Rui Rio

Camilo Castelo Branco esteve preso naquela cadeia do Porto. A autarquia está agora a pensar mudar o nome

A Câmara do Porto quer chamar «Amor de Perdição» ao largo fronteiriço da Cadeia da Relação, onde esteve preso por adultério o escritor Camilo Castelo Branco, autor do livro com aquele título.

A proposta do vereador do Urbanismo da autarquia vai ser apresentada na reunião camarária de terça-feira e tem por base uma deliberação unânime da Comissão de Toponímia, escreve-se no documento a que a Lusa teve acesso.

A decisão da comissão, datada do dia 16, prevê que «seja dado o nome Largo Amor de Perdição ao largo fronteiriço à Cadeia da Relação».

A proposta da maioria PSD/CDS é apoiada por Vasco Graça Moura, que através do «diretor coordenador» do Centro Cultural de Belém (CCB) propôs à autarquia que «o descerramento da placa» fosse feito no domingo, dia 28.

A intenção é integrar a cerimónia no «evento de encerramento» do ciclo comemorativo dos 150 anos do livro de Camilo Castelo Branco organizado pelo CCB, escreve a Lusa.

Camilo Castelo Branco escreveu «Amor de Perdição» em 1862, cerca de dez anos depois de sido preso na Cadeia da Relação, acusado de cometer adultério com Ana Plácido.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE