Tintas para cabelo com produto cancerígeno - TVI

Tintas para cabelo com produto cancerígeno

Cabelo IOL Mãe

Marcas produzidas na China não estão à venda em Portugal, diz Infarmed

Relacionados
A autoridade que regula o sector do medicamento assegurou, esta terça-feira, que não são comercializadas em Portugal as cinco marcas de tinta para cabelo produzidas na China e que acusaram resultados positivos nos testes ao químico «lentine» potencialmente cancerígeno, noticia a Lusa.

Entre as marcas identificadas com o químico produzidas em fábricas da província continental chinesa de Guangdong estão as tintas Revlon Color Silk, Ecosystem No 1 Hair Colorante, Sewame Eshine Colorants, Kangchen 3in1 e Ouwaiya (preto natural).

Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), neste organismo «não existe registo de quaisquer produtos notificados das marcas de tintas capilares noticiadas».

«Desta forma, [o Infarmed] não tem conhecimento sobre a sua eventual comercialização em Portugal», esclarece o organismo do Ministério da Saúde.

Sobre a substância em causa, trata-se de «um éster de colina, cuja utilização em produtos cosméticos e de higiene corporal é proibida».

O Infarmed aproveita para advertir «para a não utilização destes produtos, tendo em conta a toxicidade associada à eventual presença da substância mencionada na sua composição» e garante que vai continuar a «acompanhar esta matéria».
Continue a ler esta notícia

Relacionados