Crianças mordidas por pitbull já tiveram alta - TVI

Crianças mordidas por pitbull já tiveram alta

Pitbull (foto de arquivo)

Tarouca: responsável hospitalar diz que foram assistidas cinco; bombeiros e GNR referem apenas quatro

Cinco crianças foram assistidas segunda-feira nos hospitais de Vila Real e Lamego depois de terem sido mordidas por um cão pitbull numa quinta de Tarouca, recebendo alta pouco depois, disseram esta terça-feira à Lusa fontes hospitalares.

Carlos Vaz, administrador do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real), afirmou à agência noticiosa terem dado entrada ao final do dia nas urgências dois meninos de 14 anos, «que tiveram alta passado pouco tempo, porque não se tratava de nada muito grave e tinham as vacinas em dia».

«Um menino estava mordido na mão e o outro tinha muitas mordidelas na perna esquerda», contou, explicando que apenas o último teve de ser suturado.

No hospital de Lamego, que integra o centro hospitalar de Vila Real, deram entrada «três meninas, com ferimentos ligeiros», segundo Regina Bento, vogal executiva do conselho de administração.

«Entraram às 19h20, com ferimentos na perna esquerda, na anca direita e num dedo da mão esquerda. As feridas foram desinfectadas, colocados pensos e foi-lhes dada alta para o domicílio às 20h40», explicou, acrescentando que também «tinham as vacinas em dia».

Números contraditórios

O número de crianças atacadas pelo pitbull apontado pelos responsáveis hospitalares não coincide com o avançado pelos bombeiros e pela GNR, que falam em quatro crianças, três meninas e um menino.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Tarouca, Vasco Lima, contou à Lusa que o grupo de crianças estava numa quinta a festejar o aniversário de uma delas, quando entrou o cão.

«As crianças terão tentado fazer festas ao cão e nessa altura ele mordeu um menino. As meninas começaram a gritar e o cão atacou três delas e depois voltou a ir ao miúdo, que foi o que ficou mais ferido», contou.

O comandante do destacamento de Lamego da GNR, tenente Pedro Reis, disse ao PortugalDiário que foram quatro as crianças atacadas, com idades entre os 10 e os 14 anos, mas que apenas três teriam necessitado de assistência hospitalar.

«Um cão de raça pitbull terrier encontrava-se preso numa garagem e soltou-se, ainda não se sabe como, e entrou dentro de um quintal de um vizinho onde estavam a brincar crianças», disse o tenente Reis, em conversa telefónica. O comandante da GNR disse na altura que as «três [crianças] foram levadas para o hospital de Lamego e posteriormente uma delas seguiu para Vila Real».

O dono do animal já foi identificado pelo GNR. Trata-se de «um indivíduo de 25 anos», emigrante em França e que está de férias na localidade.

A documentação do cão também está a ser analisada, tendo este sido recolhido pelo canil municipal de Tarouca. Segundo a GNR, será avaliado pelo veterinário. Só depois se decidirá se deverá ser entregue ao dono ou ser abatido.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE