Cuidado com os donativos: «Há pessoas sem escúpulos» - TVI

Cuidado com os donativos: «Há pessoas sem escúpulos»

Eugénio Fonseca (Cáritas)

Alerta deixado por altura de novo peditório da Cáritas

O presidente da Cáritas apelou aos portugueses para apenas oferecerem o seu donativo no peditório a voluntários identificados pela instituição, para evitar que «pessoas sem escrúpulos» se aproveitem destas ações de recolha de fundos.



Inserido na Semana Nacional da Cáritas, sob o lema «Fé comprometida. Cidadania ativa», que decorre até domingo, o peditório tem início na quinta-feira, com mais de 5000 voluntários espalhados pelo país.



Em declaraçöes à agência Lusa, Eugénio Fonseca pediu aos portugueses que «não ofereçam o seu donativo se o voluntário não tiver a caixa com o símbolo da Cáritas e um crachat com a sua identificação».



«É preciso ter muito cuidado porque, muitas vezes, há pessoas sem escrúpulos que se aproveitam destas circunstâncias para, em nome das entidades que realizam estas ações de recolha de fundos, se aproveitarem delas», advertiu.





Segundo Eugénio Fonseca, esta prática tem vindo a acontecer há alguns anos: «Nem sempre [acontece] nos dias em que se realiza o peditório, mas já tem acontecido, ao longo do ano, aparecerem-nos denúncias de situações que são efetivamente de reprovar», sublinhou.



As verbas angariadas no peditório irão reverter a favor dos diferentes projetos sociais das Cáritas Diocesanas do país, para responder ao «aumento contínuo dos pedidos» à instituição.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos