Atenção, novas matrículas podem dar multa e chumbo na inspeção - TVI

Atenção, novas matrículas podem dar multa e chumbo na inspeção

Estão previstas multas e chumbos na inspeção em caso de incumprimento dos critérios

O ano de 2020 trouxe um novo modelo de matrículas para os automóveis em Portugal, que apresenta um formato do género "AA 08 AM", mas há certas regras que ainda não parecem claras para toda a gente.

As autoridades já vieram esclarecer que não há necessidade de trocar as placas antigas pelas novas, numa altura em que muitos condutores estão a proceder a essa mesma troca.

Além de ser desnecessária, a mudança pode mesmo levar ao pagamento de uma multa que pode ir dos 120 aos 600 euros, caso não cumpra os critérios definidos pelo Decreto-lei n.º 2/2020, publicado em janeiro e que regula regras como o tamanho e o espaçamento dos carateres da matrícula.

De resto, como explica a GNR, cada grupo de dois carateres deve estar separado por 20 milímetros, não havendo lugar a uma separação com traços ou pontos, como acontecia nos carros anteriores.

Já conhece as novas matrículas?

O novo modelo, que passou a ser obrigatório para todas as matrículas atribuídas a...

Publicado por GNR - Guarda Nacional Republicana em  Sexta-feira, 29 de maio de 2020

Além das quatro letras em vez de duas, uma das grandes mudanças tem que ver com o desaparecimento da data de emissão da matrícula, habitualmente representada a amarelo.

A acrescentar à multa, as viaturas podem mesmo reprovar na inspeção, caso não cumpram os critérios definidos.

Mesmo não sendo obrigatória a mudança, há muitos portugueses que optam pela troca, como acontece numa loja no Porto. Uns acham o novo desenho mais apelativo, outros julgam mesmo que é obrigatório.

Temos tido pessoas que pensam que é obrigatório trocar a matrícula", refere a dona do espaço.

Continue a ler esta notícia