Lesaram Estado em 1,4 milhões - TVI

Lesaram Estado em 1,4 milhões

PJ

PJ investigou «fraude carrossel» e constituiu seis arguidos

Relacionados
A Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra anunciou a conclusão de um processo de fraude fiscal qualificada, no qual o Estado foi lesado em mais de 1,4 milhões de euros, em que foram constituídos seis arguidos.

A fraude envolveu mais de uma dezena de empresas e ocorreu nas zonas Centro e Norte do país, revela a PJ num comunicado divulgado esta quarta-feira.

O método usado, conhecido por «fraude carrossel» no IVA, consistiu na suposta realização de diversas transacções de material informático entre as empresas, onde uma delas, por efectuar transmissões intracomunitárias, não liquidou esse imposto.

«Conseguiu, no entanto, deduzir o IVA com base nas supostas aquisições, originando assim, ilegitimamente, uma situação de crédito de imposto perante o Estado», refere ainda a PJ.

Ao longo da investigação foram inquiridas mais de uma dezena de testemunhas, tendo sido constituídos seis arguidos, dispersos por todo o território nacional.

Uma fonte policial disse à agência Lusa que os arguidos são empresários e têm idades compreendidas entre os 36 e os 49 anos.

Os factos, que ocorreram durante o ano de 2001, foram inspeccionados inicialmente pela Direcção de Finanças de Santarém, adiantou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE