Um casal de turistas que estava perdido na Madeira encontra-se bem e já foi para o hotel, no Funchal. O casal alemão esteve esta manhã na esquadra da PSP de São Vicente, segundo apurou a TVI no local.

Os turistas perderam-se na tarde deste domingo numa das levadas da Encumeada, no concelho da Ribeira Brava, e acabaram por pernoitar numa gruta por causa do frio.

De acordo com as informações apuradas pela TVI, ficaram sem rede no telemóvel e por isso estavam incontactáveis.

Os bombeiros mistos da Ribeira Brava e da Ponta do Sol estiveram toda a noite nas operações de busca, que também envolveram elementos da polícia florestal. Também as corporações de São Vicente e Porto Moniz, além da Polícia Florestal, estiveram envolvidas, num total de 30 elementos.

De acordo com a informação disponibilizada na página da internet do Serviço de Regional de Proteção Civil (SRPC), as buscas começaram às 16:00 de domingo, “prosseguiram durante a madrugada” e terminaram hoje pelas 09:10.

Os percursos pedestres, denominados de “levadas”, são uma das atrações turísticas da ilha da Madeira

A levada da Encumeada tem uma extensão de 12,5 quilómetros, atravessa parte do maciço montanhoso central da ilha, sendo considerado um percurso que “exige alguma preparação física e resistência, pois existem muitas subidas e descidas, por ser uma caminhada de montanha”.