Portugal é o campeão dos divórcios na Europa - TVI

Portugal é o campeão dos divórcios na Europa

Casamento (foto: iStock)

Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos mostra que Portugal regista 70 divórcios por cada 100 casamentos

Até que o divórcio nos separe. Em Portugal, por cada 100 casamentos, 70 terminam em divórcio, fazendo do nosso país o campeão dos divórcios entre os países da União Europeia, de acordo com o “Retrato de Portugal na Europa”, divulgado agora pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Ou seja, cruzando com os dados de outro estudo da Pordata sobre a realidade portuguesa, houve mais 14 mil divórcios em 2013 do que em 1986. Mais de 22.500 contra os 8.400 de 1986.

Somos seguidos de perto pela Dinamarca e pelo Luxemburgo, que completam assim o top 3. A Espanha ocupa o quinto lugar desta lista de divórcios, trabalhada a partir de dados de 2013.

A última carruagem deste comboio é ocupada por Malta, na 19ª posição. Países como França, Alemanha ou Reino Unido, não constam desta lista, no entanto, por falta de dados.

Menos casamentos

Os números dos divórcios não podem, no entanto, ser lidos isoladamente. O paradigma da família portuguesa está a mudar. O número de casamentos realizados também diminuiu para metade e os católicos estão em desuso. Pouco mais de 32.000 uniões formalizadas, em comparação com as 60.000 de 1986. Quase metade das crianças nasce fora do casamento (49,3% em 2013), de acordo com este retrato. Portugal ocupa o quinto lugar nesta lista de países membros da União Europeia. A Dinamarca aqui fica em quarto lugar. A Bulgária lidera este gráfico, com quase 60% de crianças nascidas fora do casamento.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos