Uma grua de grande porte caiu em cima de casas no Porto, este domingo. A informação foi confirmada à TVI24 por fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) do Porto.

O incidente provocou ferimentos ligeiros num bombeiro. Três pessoas também tiveram de ser assistidas, mas sem necessidade de serem transportadas ao hospital, segundo o comandante dos Sapadores Bombeiros do Porto, Carlos Marques.

Tudo aconteceu em Cedofeita, na Rua da Torrinha, pelas 8:25.

A grua caiu sobre armazéns e sobre um logradouro, provocando alguns danos materiais. A queda destruiu parte do telhado de uma habitação onde residiam três estudantes que terão de ser realojadas.

Em declarações aos jornalistas, Carlos Marques explicou que a infraestrutura caiu sobre uns armazéns desativados, mas “a ponta da lança” da grua atingiu o telhado do prédio de habitação, onde residiam as duas jovens universitárias.

Neste momento estamos a avaliar as condições para em breve ser retirada a grua e estabelecermos as condições de habitabilidade”, referiu, salientando que “os trabalhos deverão prolongar-se por todo o dia”.

A equipa de reportagem da TVI no local apurou que a grua tinha sido colocada no sábado num prédio que vai ser reabilitado.

Fernando Silva, proprietário do edifício em causa, disse à TVI que a grua foi colocada no sábado no período estipulado pela licença da Câmara Municipal e com acompanhamento policial. "Tudo correu normalmente", frisou.

Estão no local 20 elementos dos bombeiros, PSP, Polícia Municipal e INEM, apoiados por sete viaturas.

As circunstâncias em que o incidente ocorreu ainda estão a ser apuradas.

As ruas da Torrinha e da Boa Hora, no centro do Porto, estão fechadas ao trânsito devido aos trabalhos de remoção da grua.