Gripe: doentes acorrem às urgências mas libertam hospitais - TVI

Gripe: doentes acorrem às urgências mas libertam hospitais

Centro de Saúde dos Olivais (Foto Lusa/Manuel de Almeida)

Afluência cresceu 14 por cento entre domingo e segunda-feira. Maioria escolheu centros de saúde

Relacionados
O número de doentes atendidos nas urgências aumentou 14 por cento entre domingo e segunda-feira, mas a maioria procurou os centros de saúde, libertando os hospitais para os casos mais graves, segundo a Direcção-Geral de Saúde, refere a Lusa.

Mário Carreira, coordenador do dispositivo da DGS para a monitorização dos serviços de urgência, considerou que a população entendeu a mensagem, depois de na semana passada as urgências terem atendido mais 30 por cento de doentes do que é habitual nesta época, devido a um surto de gripe.

Lembrando que a segunda-feira é habitualmente um dia de «sobrecarga» nos serviços, Mário Carreira considerou que a população «não tem procurado desnecessariamente os cuidados», preferiu os centros de saúde e «libertou» os hospitais para os casos mais graves.

No total, registaram-se 32.949 episódios de procura das urgências na segunda-feira, enquanto no domingo o valor foi de 28.954.

Nos hospitais a procura foi de 12.661 segunda-feira e na véspera de 12.344, num aumento de 317 doentes.

A maior subida registou-se nos centros de saúde: 16.610 no domingo contra 20.288 na segunda-feira (mais 3678)

A taxa de incidência da gripe continua a subir, estando actualmente em 140 por 100 mil habitantes, prevendo-se o pico durante esta semana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados