Portugal autorizou cerca de 500 voos entre 27 e 31 de maio para o aeroporto do Porto ligados à final da Liga dos Campeões, segundo dados da Navegação Aérea de Portugal (NAV).

Até ao momento, o gabinete de coordenação de ‘slots’ (pedidos de utilização temporária de aeroportos) da NAV Portugal atribuiu cerca de 500 voos entre os dias 27 e 31 de maio para o aeroporto do Porto associados à final da Champions League. Estes números referem-se a voos de aviação comercial, executiva e privados", precisou fonte da NAV à Lusa.

A mesma fonte revelou ainda que a NAV Portugal procedeu "nas últimas semanas e em tempo recorde a uma intervenção de monta no `Instrument Landing System (ILS)´ da pista 17 do aeroporto do Porto, de modo a proporcionar as melhores condições possíveis para o afluxo de aeronaves expectável num evento (desportivo) desta natureza".

O sucesso destes trabalhos de elevada precisão, adiantou a NAV, foi confirmado por um "voo de certificação" realizado na quarta-feira.

Já em relação a números de passageiros, relacionados com os ‘slots’ autorizados, a NAV Portugal diz não ter acesso estes dados.

A final da Liga dos Campeões de futebol, entre as equipas inglesas do Manchester City e o Chelsea, está marcada para esta noite no Estádio do Dragão, no Porto, e tem transmissão televisiva na TVI.

. / CM