Mau tempo cancela cruzeiros no Douro durante a passagem de ano - TVI

Mau tempo cancela cruzeiros no Douro durante a passagem de ano

S. João no Douro - Foto Estela Silva/Lusa

Fluxos de corrente elevados podem colocar em risco a segurança da navegação, diz IPTM

Relacionados
As previsões meteorológicas e a necessidade de descargas de água nas barragens vão impedir a realização de cruzeiros nocturnos no rio Douro na noite de passagem de ano, afirmou esta terça-feira o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), citado pela Lusa.

Envie as suas fotos do temporal para

href=mailto:agenda@tvi24.pt>aqui


Em aviso aos operadores hoje divulgado, o director-delegado do instituto, Joaquim Gonçalves, afirma que se registam «fluxos de corrente elevados que podem colocar em risco a segurança da navegação», numa altura em que os caudais já são elevados e as barragens têm de fazer descargas através das comportas.

A operadora DouroAzul, uma das que oferece cruzeiros naquele rio, já informou que os seus programas de fim de ano não incluirão a navegação, mantendo-se os navios atracados no cais de Vila Nova de Gaia.

Na nota hoje divulgada, o IPTM sublinha que, segundo informação prestada pela EDP, as barragens no Douro estão sem capacidade para reter os elevados volumes de água acumulados devido à forte precipitação das últimas semanas.

«Será previsível um agravamento do estado do tempo nos próximos dias, podendo a precipitação acumulada na bacia hidrográfica do Douro atingir níveis expressivos», refere a nota.

É assim de esperar, adianta o instituto, «um forte incremento dos caudais de escoamento do rio Douro, bem como a subida do nível das suas águas».

«Não existirão condições para se efectuarem os cruzeiros nocturnos previstos para a noite de passagem de ano, a manterem-se estas previsões meteorológicas», refere o aviso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos