Governo alarga Cheques-Dentista aos jovens até aos 15 anos - TVI

Governo alarga Cheques-Dentista aos jovens até aos 15 anos

Ministro da Saúde anuncia mais 50 mil consultas no âmbito do programa de prevenção

O Governo decidiu alargar os Cheques-Dentista aos jovens até aos 15 anos no âmbito do programa prevenção do cancro oral.

«Passamos assim a ter mais 50 mil consultas no programa de prevenção dirigido a jovens e passamos a ter mais cinco mil consultas para rastreio do cancro oral em doentes identificados como sendo de risco», explicitou o ministro da Saúde, Paulo Macedo, em declarações reproduzidas pela agência Lusa.

De acordo com dados apresentados nesta terça-feira pelo diretor-geral de Saúde, Francisco George, desde o arranque do projeto foram feitos cinco milhões de tratamentos, três milhões dos quais preventivos, a 1,5 milhões de beneficiários (grávidas, idosos, crianças, doentes com HIV).

O programa engloba 2.500 médicos dentistas e abrange 4.500 consultórios. Antes, o Cheque-Dentista só inlcuía jovens até aos 13 anos.

«Através deste protocolo e destas condições agora definidas, não só conseguimos abranger um conjunto muito mais vasto de jovens neste programa de saúde oral como conseguimos materializar uma proposta da Direção-geral de Saúde, no sentido de, pela primeira vez em Portugal, se fazer um rastreio nesta área, que é um dos cancros mais prevalentes na nossa sociedade», afirmou Paulo Macedo.
Continue a ler esta notícia