O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quinta-feira sete das nove ilhas dos Açores sob aviso amarelo, o terceiro mais elevado, devido à possibilidade de ocorrência de “precipitação por vezes forte”.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma superfície frontal fria irá provocar um agravamento do estado do tempo, especialmente nas ilhas dos grupos Ocidental e Central, onde poderá ocorrer precipitação por vezes forte”, avançou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em comunicado de imprensa.

As ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) estão já sob aviso amarelo, que se estenderá até às 18:00 locais (19:00 em Lisboa), já que se prevê “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.

Já as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) estarão sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 07:00 de sexta-feira, com a mesma previsão.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, como limpar os sistemas de drenagem e evitar circular nas vias sem necessidade.

/ LF