Mês de Abril foi um dos mais chuvosos dos últimos 85 anos - TVI

Mês de Abril foi um dos mais chuvosos dos últimos 85 anos

Chuva

Valor médio da quantidade de precipitação (136,5 milímetros) foi muito superior ao valor médio (78,9 milímetros), segundo o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

O mês de abril foi “extremamente chuvoso”, tendo o valor médio da quantidade de precipitação sido o terceiro mais alto dos últimos 16 anos, de acordo com o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), divulgado online nesta segunda-feira, o mês de abril foi “extremamente chuvoso e o valor médio da temperatura média do ar foi próximo do normal”.

“O valor médio da quantidade de precipitação (136,5 milímetros) foi muito superior ao valor médio (78,9 milímetros), sendo o 3.º valor mais alto desde 2000 e o 10.º mais alto desde 1931 (o maior valor de precipitação ocorreu em 2000 e foi de 208,1 milímetros)”, é indicado no documento.

O IPMA destacou também que os maiores valores da quantidade de precipitação ocorreram na primeira quinzena do mês de abril, nos períodos de 3 a 5 e 10 a 16.

“O valor médio da temperatura média em Portugal continental foi de 13,06 graus Celsius, valor muito próximo do valor médio no período 1971-2000”, é referido.

No Boletim Climatológico é também salientado que o “valor médio da temperatura máxima (17,88 graus Celsius) foi inferior ao normal e o valor médio da mínima (08,23 graus) foi próximo do valor normal”.

O menor valor da temperatura mínima foi registado no dia 11 de abril nas Penhas Douradas, com -4 graus Celsius, e o maior valor da máxima ocorreu a 30, em Tomar, distrito de Santarém, com 27,5 graus.

No que diz respeito à precipitação, “o valor médio da quantidade em abril foi de 136,5 milímetros, muito acima do valor médio, o que permite classificar este mês como extremamente chuvoso”.

Segundo o documento, o "valor mensal mais alto da quantidade de precipitação ocorreu em Lamas de Mouro, freguesia do concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, com 308 milímetros, e o menor (39,2 milímetros) em Faro".

De acordo com o índice meteorológico de seca do IPMA, no final de abril diminuiu a área em situação de seca, que em março abrangia toda a região sul.

Segundo o índice, mantém-se ainda a situação de seca fraca a moderada no Baixo Alentejo e Algarve.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE