Meteorologia eleva avisos devido ao agravamento do tempo - TVI

Meteorologia eleva avisos devido ao agravamento do tempo

Protecção civil também sobe o nível de alerta para amarelo, em todo o continente

Relacionados
Artigo actualizado às 15h38

Onze distritos do Norte e Centro de Portugal continental foram colocados esta quarta-feira de manhã sob aviso «Amarelo» devido à chuva e vento fortes, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), que elevou para «Laranja» o aviso na costa ocidental, refere a Lusa.

Aguaceiros, trovoada e vento a soprar a 80 quilómetros/hora

O aviso «Amarelo» é o menos grave de uma escala de quatro e o «Laranja», o segundo menos grave.

A costa ocidental a Norte do distrito de Leiria, inclusive, foi colocada sob aviso «Laranja» prevendo-se que as ondas possam chegar aos seis metros. A restante costa de Portugal continental e da Madeira encontra-se sob aviso «Amarelo».

Já hoje de manhã foram colocados sob aviso Amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Castelo branco e Portalegre.

Nas regiões do Norte e Centro aguarda-se aguaceiros por vezes fortes, em especial a partir do meio da tarde.

O vento deverá aumentar de intensidade durante a tarde, soprando com rajadas que podem ir até aos 80 quilómetros por hora no litoral e aos 110 quilómetros por hora nas terras altas.

Em todo o território continental há possibilidade de ocorrência de trovoadas e a temperatura deverá descer. Para hoje são esperados 17 graus Celsius no Porto, 15º em Lisboa e 20 em Faro. Guarda será a cidade mais fria com 9º de máxima.

Nas ilhas, o céu deverá apresentar-se encoberto mas com abertas, podendo ocorrer aguaceiros fracos na Madeira, nas encostas viradas a Norte.

Entretanto, ao início da tarde, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), subiu o nível de alerta para «Amarelo», o segundo numa escala de quatro, para todos os distritos.

Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, a ANPC justifica a «subida» com a «informação do Instituto de Meteorologia» que prevê a «passagem de um sistema frontal que irá provocar, especialmente na tarde e noite de hoje, dia 21 de Outubro, quarta-feira, e madrugada de quinta-feira, chuva por vezes forte, vento com rajadas que podem atingir os 110 km/hora nas terras altas e agitação marítima na Costa Ocidental que pode atingir os 6 metros».

O aviso «amarelo» dura até às 12:00 horas do dia 22 de Outubro. A ANPC alerta ainda para a possibilidade de: «aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via; inundações por transbordo, em linhas de água de regime torrencial ou não dominadas por albufeiras; possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas».

Cinco barras marítimas encerradas

As barras marítimas de Póvoa de Varzim, Douro, Caminha, Vila Praia de Âncora e S. Martinho do Porto estão hoje encerradas à navegação devido à forte ondulação do mar, de acordo com informação do Comando Naval.

Segundo a mesma fonte, as barras de Figueira da Foz, Aveiro e Nazaré encontram-se condicionadas. A barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a onze metros e a de Aveiro está encerrada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros. Também a barra marítima da Nazaré está fechada a embarcações com calado inferior a quatro metros.

As restantes barras do Continente, Madeira e Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionante.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE