Oito distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo - TVI

Oito distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo

Chuva

Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisa para a queda de neve e de chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta quinta-feira, oito distritos de Portugal continental sob 'Aviso Laranja' devido à queda de neve e de chuva.

Estão sob 'Aviso Laranja', o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga.

Segundo o IPMA, aqueles distritos vão estar sob 'Aviso Laranja' até às 06:00 de sexta-feira.

Para os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora e Portalegre foi emitido um 'Aviso Amarelo'.

Aveiro e Coimbra vão estar sob 'Aviso Amarelo' devido à chuva, neve e vento, enquanto Évora e Portalegre foi emitido o alerta por causa da chuva.

Em Setúbal, Leiria e Lisboa, o IPMA prevê vento com rajadas que podem atingir os 70 quilómetros/hora.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para os perigos do mau tempo previsto para sexta-feira, aconselhando medidas preventivas face ao agravamento das condições meteorológicas.

O 'Aviso Laranja', é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O 'Aviso Amarelo' refere-se a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

 

Regiões montanhosas da Madeira sob aviso laranja

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira emitiu uma série de recomendações à população devido às previsões de fortes chuvas no arquipélago nas próximas horas, estando as regiões montanhosas sob 'Aviso Laranja'.

A autoridade regional aponta que, de acordo com a informação do IPMA, entre a meia-noite de hoje e as 10:00 de sexta-feira, “as condições meteorológicas na região da Madeira serão afetadas pelo desenvolvimento de depressa secundária de uma depressão estacionária, a oeste da Península Ibérica”.

Por isso, sobretudo nas regiões montanhosas do arquipélago poderão “ocorrer aguaceiros fortes, com valores acumulados na ordem de 21 a 40 milímetros numa hora, até 41 a 60 milímetros em seis horas”.

Quanto ao vento, as rajadas poderão atingir os 70 quilómetros/hora nas zonas costeiras e os 90 quilómetros nas regiões montanhosas, uma situação que levou o IPMA a colocar as costas norte e sul e a ilha do Porto Santo sob 'Aviso Amarelo' devido a precipitação e 'Aviso Laranja' (o segundo mais grave de uma escala de quatro) nas zonas montanhosas.

O SRPC recomenda, entre outros aspetos, que a população tenha cuidados redobrados na condução, reduzindo a velocidade e estando atenta a possíveis congestionamentos de tráfego.

Também a dar atenção aos lençóis de água que possam formar-se e a evitar zonas propícias a inundações, assim como a aproximação de ribeiras e cursos de água, podendo os caudais tornar-se perigosos.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE