O terror dos políticos - TVI

O terror dos políticos

Hillary e Bill Clinton (Matthew Cavanaugh/EPA/Lusa)

Neurocientista consegue detectar sempre uma mentira e apanhou Bill Clinton

Relacionados
O neurocientista Paul Ekman percebeu «logo» que o antigo presidente norte-americano Bill Clinton estava a mentir quando disse, na televisão, que não tinha tido sexo com Monica Lewinski, graças aos seus conhecimentos científicos em micro expressões faciais.

Ekmam, norte-americano, foi uma das estrelas do 7º Simpósio da Fundação Bial «Aquém e Além do Cérebro» que terminou na Casa do Médico, no Porto, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

O encontro fechou com uma apresentação feita por Ekman intitulada «Micro expressões: descobrindo emoções ocultas».

Micro expressões são sinais faciais passageiros que podem durar somente alguns décimos de segundo e que já foram mostradas como um método fiável de expor mentiras, embora difícil de ser vista para um olho destreinado.

Autor de vários estudos e livros, o investigador estuda a mentira e os seus sinais há três décadas. Paul Ekman defendeu que ninguém mente sobre tudo, sustentando que as pessoas só o fazem quando acreditam que a verdade pode ser prejudicial, existindo especialistas capazes de descobrir mentiras por meio de discrepâncias entre a voz e o rosto de quem fala, entre a voz e as palavras, entre as palavras e os gestos.

O cientista revelou que «filma muito os políticos para dar aulas» e depois, sobre o episódio que quase arruinava a carreira política de Bill Clinton (a sua relação extra-conjugal), disse que «percebeu logo» que o antigo presidente estava mentir quando negou ter feito sexo com Lewinski.

As investigações e técnicas desenvolvidas por Ekmam são muito solicitadas por organizações policiais como a norte-americana FBI e a inglesa Scotland Yard em áreas como a justiça ou o anti-terrorismo.

Para além de micro expressões faciais, os especialistas presentes no simpósio também abordaram os temas da parapsicologia, premonições, empatia, telepatia e, em geral, emoções.
Continue a ler esta notícia

Relacionados