Prémio Universidade de Coimbra com candidaturas abertas - TVI

Prémio Universidade de Coimbra com candidaturas abertas

Universidade de Coimbra

Galardão nacional distingue personalidades nos campos da Ciência e da Cultura

Relacionados
O Prémio Universidade de Coimbra de Coimbra 2012 abriu as candidaturas até 30 de Novembro, o prémio nacional nos campos da Ciência e da Cultura, no valor de 25 mil euros, noticia a Lusa.

A 9ª edição do galardão nacional marca a sessão solene comemorativa do 722º aniversário da Universidade de Coimbra (UC), no dia 1 de Março do próximo ano.

O prémio UC distingue, anualmente, uma «personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha destacado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora» nas áreas da Ciência e Cultura.

A distinção tem-se caracterizado por galardoar personalidades de sectores distintos, como as artes cénicas e musicais, o empresariado, as neurociências, a matemática e a imunologia.

As candidaturas devem ser dirigidas ao reitor da Universidade e incluir «um curriculum vitae detalhado do candidato e uma explicitação clara da relevância e do carácter inovador do contributo cultural ou científico», explica a UC.

A escolha do vencedor será tomada em 25 de Janeiro e será divulgado em conferência de imprensa no dia seguinte.

Com apoio do Banco Santander-Totta e do Jornal de Notícias, o Prémio UC 2011 foi atribuído à cientista Maria de Sousa, que se destacou na área da imunologia, tendo sido coordenadora de investigação do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto.

Em edições anteriores, o prémio foi atribuído ao neurocientista Fernando Lopes da Silva (2004), ao historiador António Manuel Hespanha e ao actor e encenador Luís Miguel Cintra (2005), à classicista Maria Helena da Rocha Pereira (2006), ao matemático luso-brasileiro Marcelo Viana (2007), ao investigador José Epifânio da Franca (2008), ao artista plástico Julião Sarmento (2009), ao ensaísta e escritor Almeida Faria e ao cineasta Pedro Costa, (2010).

O júri é presidido pelo reitor da UC, João Gabriel Silva, e tem como vice-presidentes o administrador do Banco Santander-Totta, António Monteiro, e o director do Jornal de Notícias, Manuel Tavares. Integra ainda o antigo ministro da Justiça Laborinho Lúcio, a administradora da Fundação Calouste Gulbenkian, Teresa Patrício Gouveia, e quatro professores da Universidade de Coimbra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados