Alfândega bate recorde de apreensão de droga (fotos) - TVI

Alfândega bate recorde de apreensão de droga (fotos)

Droga apreendida na Alfândega

Mais de 700 mil doses num mês. Cocaína vem escondida nos sítios mais insólitos

Relacionados
Os mais de 70 quilos de droga apreendidos pelas alfândegas dos aeroportosde Lisboa e Porto entraram em Portugal escondidos em sandálias ou em rolos de linha de bordado. As técnicas para enganar as autoridades são muitos, mas a Direcção-Geral das Alfândegas anunciou esta quinta-feira que bateu o recorde de apreensões devido ao melhoramento dos seus serviços.

Segundo a Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC), revela que procedeu durante o mês de Janeiro, «a 18 importantes apreensões de droga», nomeadamente, cocaína, com elevado grau de pureza. No total foram apreendidos 70,768 quilos, uma quantidade suficiente para produzir 707.680 doses individuais.

A droga apreendida era procedente do Brasil, Cabo Verde e Guiné Bissa. Os suspeitos de tráfico são na maioria estrangeiros e do sexo masculino. No entanto, foram detidas duas mulheres e dois portugueses. No total, o número de suspeito ascende a 18, sendo que, oito são espanhóis, e os restantes são: um polaco, um alemão, um brasileiro, um búlgaro, dois romenos e um guineense. Os alegados traficantes têm idades compreendidas entre os 25 e os 50 anos.

Droga escondida em todos os sítios

A cocaína descoberta encontrava-se escondida nos mais variados locais. Nas bagagens, dissimulada nas paredes laterais, nos fundos falsos e impregnada na roupa. Quem opta pelo corpo como meio de transporte usa geralmente uma cinta no abdómen ou nas canelas e coxas. Há ainda quem opte por esconder a droga nos sapatos, nas palmilhas e mesmo no interior de rolos de linhas e embalagens de rendas e bordados.

A DGAIEC informa ainda que foi também apreendido dinheiro (euros e dólares norte-americanos) no valor total de cerca de cinco mil euros. A droga e os traficantes foram entregues à Judiciária.

A alfândega atribui o recorde de apreensões ao «aperfeiçoamento das técnicas de análise de risco, praticadas pelos funcionários aduaneiros no controlo da fronteira externa da União Europeia».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE