PJ apreende droga traficada por via aérea - TVI

PJ apreende droga traficada por via aérea

  • Portugal Diário
  • 21 fev 2007, 18:10

Operação «Pégaso» deteve oito indivíduos e 16.310,88 gramas de cocaína

Relacionados
Uma operação realizada no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes por via aérea, foi desenvolvida entre os dias 10 e 16 de Fevereiro, nos aeroportos internacionais de Lisboa, Porto e Funchal, refere um comunicado oficial de imprensa emitido pela Polícia Judiciária.

A iniciativa, denominada «Operação Pégaso», levada a cabo pela PJ, contou com a colaboração da Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE) e da Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e incidiu sobretudo em voos suspeitos provenientes de países sul-americanos e africanos.

Como resultado da operação foram detidos oito indivíduos que transportavam 16.310,88 gramas de cocaína.

A cocaína destinava-se a uma rede de tráfico que opera no bairro da Cova da Moura, na Amadora, zona que serve como ponto de partida para a distribuição do produto estupefaciente.

Os suspeitos detidos, com idades entre os 18 e os 53 anos e de nacionalidade portuguesa, venezuelana e holandesa, foram já presentes à autoridade judiciária, tendo ficado todos em prisão preventiva.

Durante a operação foi ainda efectuada uma «entrega controlada» para Maputo de uma encomenda de sapatilhas com o peso total de 90 kg e que carregava uma quantidade indefinida de cocaína, o que permitiu às autoridades moçambicanas proceder à detenção dos destinatários da mesma.

Foram também apreendidos 19 passaportes falsos, num voo proveniente de uma capital africana, que tinham como destinatários indivíduos de origem africana residentes em Portugal.

Nos próximos meses e em conjugação com as restantes autoridades nacionais e congéneres europeias, a Polícia Judiciária, vai desenvolver várias operações desta natureza com o objectivo de diminuir o tráfico de substâncias psicotrópicas por via aérea.
Continue a ler esta notícia

Relacionados