Estudar na Universidade custa mais de 5 mil euros por ano - TVI

Estudar na Universidade custa mais de 5 mil euros por ano

Queima das Fitas

Coimbra: Associação Académica diz que montante dedutível em IRS é desadequado

Relacionados
Um estudante da Universidade de Coimbra (UC) gasta, em média, mais de cinco mil euros por ano, cerca de 600 euros por mês de aulas, segundo um estudo encomendado pela Associação Académica (AAC), refere a Lusa.

«Estas conclusões não nos surpreendem, mas vêm provar que hoje o Ensino Superior não é para todos, porque não é qualquer família que pode dispor de 5.260 euros por ano para ter um filho na universidade», disse o presidente em exercício da AAC, André Oliveira.

O dirigente estudantil referiu que «diariamente procuram a AAC estudantes com situações preocupantes» devido à falta de meios para fazer face às despesas.

«Ainda ontem [terça-feira] recebemos um estudante dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), que trabalha e tem bom aproveitamento escolar, mas nem sequer consegue pagar as propinas do ano passado, o que o impede de se inscrever nos exames», referiu.

O estudo agora divulgado foi realizado pela Júnior Empresa de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em finais de Outubro e Novembro.

Montante dedutível em IRS é desadequado

Com o objectivo de apurar «quanto custa um estudante no ensino superior e demonstrar o desadequado montante das despesas dedutíveis no IRS, previsto no Orçamento de Estado para 2009», foram inquiridos cerca de mil dos 19.921 alunos inscritos na Universidade.

«No fundo, o que pretendemos é lançar a discussão sobre a frequência do ensino superior em Portugal, para que quem está no poder tenha pelo menos consciência desta realidade», sublinhou o dirigente estudantil.

De acordo com o estudo, o estudante-tipo da UC é proveniente de fora de Coimbra (70,4 por cento) e não usufrui de apoio social (72,2 por cento), deslocando-se à terra natal, em média, três vezes por ano.

Em que se gasta o dinheiro

Os maiores gastos são com habitação - 200 euros mensais (incluindo gás, água e luz) - e propinas ¿ cerca de 110 euros.

Quanto às despesas com alimentação, o estudo revela que os alunos frequentam as cantinas da Universidade uma vez por dia e gastam mais cerca de 90 euros mensais nas restantes refeições.

Em fotocópias e livros, o montante médio despendido por ano ultrapassa os 260 euros (30 euros por mês), mas alguns estudantes referem gastar mais de 600 euros.

Do material escolar específico considerado indispensável para 65 por cento dos estudantes, o computador portátil é o mais dispendioso, representando para a maioria um gasto entre os 750 e os mil euros.

Dos estudantes deslocados, a maioria (48,4 por cento) está alojada num quarto arrendado, mas uma percentagem considerável (32,8 por cento) opta por apartamento.

Cerca de 70 por cento do total de inquiridos usa viatura própria na deslocação para as aulas e 46,7 por cento utiliza transportes públicos, o que significa um gasto mensal de 66 euros para os primeiros e de 20 euros para os segundos.

Na lista das despesas estão também incluídos os gastos com produtos de higiene e de limpeza.

O «Estudo de mercado ¿ custo de vida e de educação dos estudantes da UC» foi enviado pela AAC para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e para os grupos parlamentares da Assembleia da República.
Continue a ler esta notícia

Relacionados