Metro do Porto: concurso da 2ª fase «atrasado» - TVI

Metro do Porto: concurso da 2ª fase «atrasado»

Metro do Porto

«Ainda há questões de natureza técnica por resolver»

O concurso para a segunda fase da rede do Metro do Porto deve ser lançado em Abril, sete meses depois do previsto, afirmou, esta sexta-feira, o presidente do Metro do Porto, Ricardo Fonseca, noticia a «Lusa».

«É difícil avançar com datas, mas admito que no mês de Abril seja possível lançar o concurso», afirmou, embora admita que «é uma meta ambiciosa».

A segunda fase do Metro do Porto abrange as linhas do Campo Alegre, de S. Mamede (Matosinhos), a segunda fase da linha de Gondomar e a extensão do metro a Laborim e Vila d'Este (Gaia).

De acordo com o calendário definido pelo Governo, o concurso desta segunda fase devia ter sido lançado em Setembro passado, mas em Dezembro os estudos de impacto ambiental estavam a ser apreciados pela Agência Portuguesa do Ambiente.

De acordo com Ricardo Fonseca os projectos de Matosinhos Sul e, nas zonas de Campanhã, Valbom e Gondomar estão ainda por estabilizar já que ainda há questões de natureza técnica por resolver.

Conforme explicou, sem estarem esclarecidas estas situações não é possível lançar o concurso da segunda fase, já que para tal é necessário ter a declaração de impacto ambiental e uma estimativa dos preços da empreitada.
Continue a ler esta notícia