As entradas nos museus municipais de Sintra serão gratuitas a partir de 1 de dezembro, enquanto decorrerem as comemorações dos 25 anos de Património Mundial na categoria de Paisagem Cultural, que se assinalam em 2020, decidiu hoje a autarquia.

A proposta, subscrita pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta (PS), e que foi aprovada hoje por unanimidade em reunião camarária, estabelece que “a partir de 1 de dezembro e enquanto decorrerem as comemorações dos 25 anos de Sintra Património Mundial” será concedida “isenção da taxa devida com a aquisição de bilhetes de entradas, a todos os visitantes dos museus municipais”.

Sintra tem seis museus municipais: a Casa-Museu Leal da Câmara, o Museu Ferreira de Castro, o Museu Anjos Teixeira, o Museu de História Natural de Sintra, o Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas e o MU.SA - Museu das Artes de Sintra.

Na proposta é recordado que a classificação de Sintra como Património Mundial na categoria de Paisagem Cultural foi atribuída em 06 de dezembro de 1995, pelo reconhecimento do seu “valor intrínseco e de relevante importância para o contexto global”.

Além disso, na proposta é defendido que “as bodas de prata” da Paisagem Cultural de Sintra devem ser condignamente assinaladas e que o programa das comemorações deve ser multidisciplinar e envolver os cidadãos do município.