"Não sei se as pessoas ficaram na aldeia ou conseguiram fugir" - TVI

"Não sei se as pessoas ficaram na aldeia ou conseguiram fugir"

  • PP
  • 17 out 2017, 15:20

Estas conversas são um registo do drama vivido domingo, 15 de outubro, em Portugal. Entre as falhas na comunicações, a falta de meios e o desespero de quem está no terreno e nada pode fazer

A TVI teve acesso, em exclusivo, a comunicações de emergência no incêndio de Santa Comba Dão entre os bombeiros no terreno, as corporações e a Proteção Civil. Nas comunicações, os operacionais admitem falhas por parte da rede SIRESP.

Além das falhas de comunicação, a falta de meios também é uma constante. A certa altura, são pedidos recursos para tentar salvar uma fábrica e várias casas mas essa ajuda não foi concedida devido à falta de meios. Revela-se um sentimento de impotência para os operacionais no terreno.

Há também uma chamada de urgência em que é pedida ajuda para auxiliar duas vítimas do fogo.

As conversas agora conhecidas são reveladoras e provam o desespero dos operacionais que combatem as chamas no terreno. Sem comunicações e sem meios arriscam a vida.

As comunicações a que TVI teve acesso, em exclusivo, são as realizadas entre a Proteção Civil e os bombeiros, na zona de Tondela e Santa Comba Dão. Um registo dramático do que ocorreu em Portugal, no domingo, 15 de outubro de 2017.
 

Continue a ler esta notícia