UGT «com mais força» - TVI

UGT «com mais força»

O Secretário-geral da UGT, João Proença

João Proença considera que central saiu reforçada do congresso

Relacionados
O secretário-geral da UGT, João Proença, este sábado reeleito, considerou que a central saiu reforçada do seu XI congresso e com mais determinação para vencer a crise, escreve a Lusa.

«Saimos daqui com mais força, mais unidos e determinados para vencer a crise, que nasceu da especulação financeira», disse Proença no encerramento da reunião magna da UGT.

Para o sindicalista, «este congresso foi também o congresso da unidade». «A unidade constrói-se na diversidade», afirmou perante os delegados ao congresso.

Salário mínimo nos 600 euros?

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, admitiu este sábado que o aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN), proposto no XI congresso da UGT para 600 euros, poderá vir a ser discutido em concertação social.

A central sindical propôs entre as «100 medidas para mudar Portugal», votadas no congresso, a fixação do SMN nos 600 euros em 2014.

Questionado pelos jornalistas no final dos trabalhos, Vieira da Silva - que assistiu à sessão de encerramento como convidado - considerou que se trata de um valor «razoável de ser discutido», mas numa altura «mais avançada no tempo».

«Terá que ser discutido na concertação social qual é a trajectória de crescimento. Eu julgo que essa trajectória deve continuar a ser a de aproximação do SMN aos salários médios da economia portuguesa», explicou.

«É essa a recomendação internacional. É isso que faz sentido para melhorarmos a nossa economia», rematou.

No congresso a UGT prometeu também exigir o cumprimento do Acordo tripartido sobre o SMN, que prevê a fixação desta remuneração nos 500 euros em 2011.

Relativamente às 18 medidas de emergência, também aprovadas no congresso da UGT, Vieira da Silva referiu que irá analisar o documento, uma vez que se trata de um contributo positivo por parte da central sindical, que «merece ser pensado e discutido».
Continue a ler esta notícia

Relacionados