Quatro anos depois, alunos têm escola nova - TVI

Quatro anos depois, alunos têm escola nova

Alunos da escola secundária de Vila Real de Santo António tinham aulas em contentores

Os alunos da escola secundária de Vila Real de Santo António começaram esta segunda-feira a ter aulas nas 21 novas salas, cuja construção os obrigou a estarem cerca de quatro anos em instalações provisórias, disse à Lusa fonte da autarquia.

Segundo a mesma fonte, os contentores que serviam de salas de aula foram selados e começou esta segunda-feira também a funcionar o refeitório e o ginásio daquela escola, com cerca de 500 alunos, que têm protestado nos últimos meses contra a falta de condições e que por duas ocasiões já se tinham recusado a ter aulas.

Com o ginásio a funcionar, os alunos deixam de ter que recorrer ao pavilhão desportivo municipal, acrescentou a mesma fonte, frisando que os contentores deverão ser retirados da escola na próxima quarta-feira.

O bloco de novas salas, o refeitório e o ginásio enquadram-se na segunda fase da obra, sendo que a terceira fase se refere apenas a arranjos exteriores.

No final de janeiro, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) divulgou um relatório a apontar dezenas de falhas de segurança nos contentores utilizados como salas de aula provisórias.

Desde há cerca de quatro anos que decorrem obras de modernização do estabelecimento, a cargo da empresa pública Parque Escolar, que alegava que apesar de as salas já estarem concluídas, só podia entregar a obra na sua totalidade.

No final de janeiro, a Câmara de Vila Real de Santo António desaconselhou a utilização das instalações provisórias da escola, após ter acesso ao relatório da inspeção da ANPC que alertava para dezenas de falhas de segurança.

A ANPC apontava como falhas, entre outras, a obstrução dos caminhos de evacuação dos edifícios, a ausência de condições de segurança de todos os contentores e o deficiente funcionamento dos equipamentos de iluminação de emergência e alarme.
Continue a ler esta notícia