ASAE multa 16 unidades de saúde por causa das refeições - TVI

ASAE multa 16 unidades de saúde por causa das refeições

  • AM e MM
  • 22 fev 2017, 11:12
Cantina

Um dos operadores viu mesmo a atividade suspensa, porque não cumpria requisitos mínimos de higiene

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou uma operação de fiscalização, a nível nacional, dirigida às instalações de fornecimento de refeições em estabelecimentos hospitalares e unidades de saúde. Como resultado, foram instaurados processos de contraordenação a 16 instituições. 

Em causa, incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, inexistência de processo ou processos baseados nos princípios do HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point). Foi também detetada a disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas nas cantinas, bares e outros estabelecimentos localizados nos estabelecimentos de saúde, bem como a inobservância dos requisitos das cozinhas, copas e zonas de fabrico dos estabelecimentos de restauração e bebidas.

Um dos operadores viu mesmo suspensa a atividade, por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene. Ao todo, foram fiscalizados 142 operadores económicos. 

A ASAE lembra que uma parte das pessoas a que se destinam as refeições fornecidas nestas instituições são os doentes "e como tal elementos de grupos de risco com grande suscetibilidade a toxinfeções alimentares".


 

Continue a ler esta notícia