Terapeuta de "conversão de homossexuais" assume ser gay - TVI

Terapeuta de "conversão de homossexuais" assume ser gay

  • CDC
  • 25 jan 2019, 19:29
Bandeira do arco-íris

Revelação foi feita através de uma publicação no Facebook

David Matheson, um terapeuta americano do Utah que criou várias terapias, amplamente desacreditadas, com o objetivo de mudar a sexualidade dos indivíduos, revelou a sua homossexualidade esta semana.

Matheson assumiu ser gay num texto publicado no Facebook, no qual anuncia ainda o fim do seu casamento de 34 anos.

A revelação surge no seguimento da informação obtida pela Truth Wins Out, uma organização LGBTQ sem fins lucrativos. A Truth Wins Out teve acesso a uma publicação privada de Rich Wyler, também ele terapeuta de conversão homossexual, que afirmava que o seu colega de profissão tinha abandonado o “movimento”.

David... Ele diz que uma vida de solteiro, celibatária não é para ele, por isso está à procura de um parceiro masculino... Passou de bissexual a exclusivamente gay”, dizia a publicação de Wyler.

David Matheson confirmou o boato, mas afirma não renunciar à religião mórmon, da qual é praticante, ou ao seu trabalho como terapeuta de conversão de homossexuais.

Há um ano, percebi que tinha que fazer mudanças substanciais na minha vida. Percebi que não poderia continuar com o meu casamento e que era hora de me afirmar como gay. Durante meses pensei muito sobre se poderia realmente estar num relacionamento com um homem. Eu sabia que tinha que permanecer fiel às âncoras indiscutíveis da minha fé, mesmo quando perdi a fé em alguns momentos dolorosos - sobretudo que as relações entre pessoas do mesmo sexo são pecaminosas”, escreveu Matheson. 

Estava preso numa prisão ideológica que eu próprio criei. Eu sei que o meu trabalho ajudou muitas pessoas, porque mo disseram. Mas também sei que magoei algumas pessoas. Não me estou a desculpar, mas quaisquer deficiências que eu tivesse como terapeuta vinham de uma visão muito estreita do que pode ser ou parecer estar “emocionalmente saudável”. Vieram da minha própria homofobia e mentalidade fechada. Ainda hoje, como um homem gay recém-assumido, vejo muita homofobia em mim mesmo”, escreveu na sua publicação do Facebook.

Segundo a NBC, quase todas as grandes associações de saúde americanas condenam e denunciam a prática de terapias de conversão para homossexuais. O Williams Institute, da Faculdade de Direito de Los Angeles, afirma que quase 700 mil americanos foram alvo deste tipo de terapia.

A prática das terapias de conversão homossexual permanece legal nos Estados Unidos, desde que os pacientes sejam adultos e seja essa a sua vontade.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE