Covid-19: "Ainda não temos condições que nos permitam voltar a uma vida normal" - TVI

Covid-19: "Ainda não temos condições que nos permitam voltar a uma vida normal"

Ricardo Mexia vê com bons olhos os mais recentes números, mas alerta para a necessidade de manter os cuidados

Portugal apresenta ao longo das últimas duas semanas uma descida constante dos números diários de covid-19. Para o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, isso é uma boa notícia, mas não significa que as medidas atualmente adotas possam ser descuradas.

Ainda não temos condições que nos permitam voltar a uma vida normal", referiu Ricardo Mexia.

Para Ricardo Mexia, é fundamental que seja planeada a retoma das mais variadas atividades, mas pede que esse planeamento seja pensado e realizado de forma gradual.

Apesar disso, as regras de saúde pública como a utilização de máscara, higienização das mãos ou o distanciamento físico devem ser mantidos.

Questionado sobre a possibilidade de desconfinar mais cedo que o previsto, sendo que o Governo admitiu a manutenção das atuais restrições até meio de março, Ricardo Mexia entende que essa avaliação deve ser dinâmica, assente na evolução dos números.

Penso que a resposta tem de ser adequada a essa evolução", explicou.

O especialista lembra a atual realidade de internamentos, defendendo uma maior descida dos números para começar um levantamento gradual das restrições em prática.

Sobre a importância da variante britânica, que já causa perto de metade dos novos casos em Portugal, Ricardo Mexia vê essa evolução como natural, ainda que note que houve "uma estabilização".

Continue a ler esta notícia