As pessoas com mais de 80 anos, mesmo sem outras patologias associadas, começam esta segunda-feira a ser vacinadas contra a covid-19.

As equipas móveis de vacinação com enfermeiros dos centros de saúde vão deslocar-se ao domicílio, em caso de necessidade, para que os idosos não tenham de sair de casa. Esta foi uma das alterações recentemente introduzidas ao plano de vacinação.

No grupo prioritário que começa esta segunda-feira a ser vacinado, estão ainda as forças de segurança e as pessoas que tenham entre 50 e 79 anos e sofram de doenças.

Depois das mudanças que foram entretanto conhecidas, também vários titulares de órgãos de soberania e bombeiros estão agora incluídos na primeira fase de vacinação.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.219.793 mortos resultantes de mais de 102,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.482 pessoas dos 720.516 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Rafaela Laja Redação