Graça Freitas anunciou, na conferência de imprensa diária desta quinta-feira, que o Centro de Bem Estar Social de Queluz (CBESQ) registou, até ao momento, dois óbitos e 38 casos positivos de Covid-19. Deste total, seis são funcionários do lar e os restantes 32 são utentes. 

De acordo com a direção da instituição, o primeiro caso foi registado numa utente que tinha sido hospitalizada e "quem estava ao serviço foi imediatamente para casa".

Ao que a TVI conseguiu apurar junto da instituição, a maior parte dos infetados está assintomático, embora alguns demonstrem "um estado febril".

O CBESQ acolhe 62 utentes, tendo sido separados em dois pisos diferentes aqueles que estão infetados e os que testaram negativo. 

A diretora-geral da Saúde referiu ainda que este lar está a aplicar o plano de contingência que tinha sido criado e “foi conseguido o reforço de 13 auxiliares”, a partir de sexta-feira, para “substituir os trabalhadores doentes e dar apoio aos utentes, sem que as equipas se cruzem entre pisos”.

Marta Sofia Carvalho